Intercâmbios institucionais

Intercâmbios Nacionais
-Os professores permanentes do PPGENF desenvolvem parcerias com atividade de pesquisa (estudos clínicos) com outros programas de pós-graduação da UFES. Entre eles os Programas de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas (Projeto Elsa), de Saúde Coletiva. Esses programas apresentam grande impacto social, principalmente, por preparar profissionais capacitados para atuar nas áreas acima descritas.
- Professores do PPGENF-UFES desenvolvem trabalhos acadêmicos, participam em grupos de estudos, bancas de mestrado e doutorado, e escrevem artigos científicos em parceria com pesquisadores e docentes de Universidade federais e estaduais nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraíba, Ceará, Minas Gerais, Pará e Porto Alegre.
-O PPGENF/UFES coordena um convênio de Dinter com a Escola de Enfermagem Anna Nery da UFRJ, conforme publicação em diário oficial o Termo de Concessão de Auxílio Financeiro AUXPE- 0266/2013/Processo n. 23038.009178/2012-36 em 19/03/2013. São coordenadoras do Dinter as professoras Maria Helena Amorim e Márcia Assunção. As atividades inerentes ao cronograma pedagógico tiveram início em maio de 2013 e encerraram em dezembro de 2016. Foram ministradas Disciplinas na UFES e vieram vários professores da EEAN/UFRJ. O DINTER teve como objetivo qualificar os professores/mestres do Departamento de Enfermagem e CEUNES/UFES (16) dezesseis e (02) dois enfermeiros do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes.
No período de 14 a 17 de março de 2016 as coordenadoras do convênio do Dinter (UFRJ-UFES) junto com os doutorandos realizaram o Seminário de “Pesquisa e Produção de Conhecimento em Enfermagem e Saúde: intercâmbio UFRJ-UFES”. Este Seminário teve como finalidades estreitar os laços entre as instituições participantes do DINTER com vistas ao estabelecimento de parcerias acadêmicas e de pesquisa, e implementar a cooperação, principalmente, entre docentes, discentes e grupos de pesquisa, com vistas a fortalecer linhas de pesquisa relevantes para a enfermagem de ambas as instituições. A Programação foi extremamente rica com uma conferência de abertura intitulada: Formação do pesquisador em enfermagem: Potencialidades, desafios e implicações, proferida pela Profª Drª Márcia de Assunção Ferreira (Capes). Nessa oportunidade houve homenagens a todas as enfermeiras (Diretoras, Chefes de Departamento, Coordenadores de Pós-Graduação) que contribuíram na construção desse DINTER. Durante esses dias foi possível viabilizar 15 qualificações pois, duas docentes já haviam defendido no ano anterior e um docente qualificado. As sessões Interativas de Pôsteres foram apresentadas por alunos de graduação, mestrandos do Mestrado Profissional de Enfermagem e Professores do Departamento como resultados de projetos de ensino, pesquisa e extensão, desenvolvidos no Espírito Santo. Nas Rodas de Conversa dos núcleos/grupos de pesquisa houve participação de docentes do Departamento de Enfermagem da UFES, da EEAN, de doutorandos, mestrandos e alunos de graduação onde o objetivo primordial foi: Perspectivas de Parcerias e Intercâmbios. Enfatiza-se que após esse Fórum de Integração inúmeras parcerias foram consolidadas. Alguns exemplos como das Professoras Maria Helena e Franciele com a Profa. Aparecida Moura com estudos na área de violência contra a mulher. A Profa. Cândida com o Prof. Marcos Brandão tem desenvolvidos estudos sobre processo de enfermagem e classificações de enfermagem NANDA e CIPE bem como ambos participaram da capacitação de SAE em maternidades nas regiões norte e nordeste realizada pela ABEn-Diretoria de Assuntos Profissionais.
Em dezembro de 2016 foi a realizada a solenidade de formatura do Dinter com representante da Capes, Diretores da Pós-Graduação da EEAN e UFES e nesse momento a UFES recebeu 18 novos Doutores em Enfermagem.
- Professores do PPGENF junto com outros docentes e alunos de graduação em Enfermagem do CCS-UFES e com Apoio da Escola de Enfermagem Anna Nery/Universidade Federal do Rio de Janeiro desenvolvem um projeto intitulado: Centro de Memória do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Espírito Santo coordenado pela profa Eliane de Fátima Almeida Lima. O projeto articula-se com a política de preservação do patrimônio histórico e cultural da saúde e integra ações de ensino, pesquisa e extensão. Em 2014 foi firmado termo de cooperação técnica com o Centro de Documentação da Escola de Enfermagem Anna Nery UFRJ, e o Núcleo de Pesquisa em História da Enfermagem Brasileira NUPHEBRAS daquela instituição.
- As docentes Maria Helena Costa Amorim e Eliana Zandonade participam do Projeto de pesquisa: observatório microvetorial de políticas públicas coordenado pelo professor Emerson Elias Merhy, e educação em saúde financiado pelo CNPq. As docentes coordenam no ES os vetores que envolvem a Lei dos 60 dias para pacientes oncológicos. As mesmas docentes têm colaborado na área de epidemiologia e estatística nas pesquisas orientadas pela Profa. Dra. Janine Schirmer do Núcleo de Estudos em Oncologia do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem/UNIFESP.
- As profas Cândida Primo, Denise Silveira e Walckiria Romero tem parceria com a profa Dra. Telma Ribeiro Garcia e Maria Miriam da Lima Nóbrega do Centro CIPE Brasil para a elaboração de protocolos e subconjuntos terminológicos que auxiliam no desenvolvimento do processo de enfermagem em diferentes cenários. Ainda a profa Cândida Primo tem parcerias acadêmicas com os docentes Prof. Dr. Marcos Antônio Gomes Brandão (Universidade Federal do Rio de Janeiro – Escola de Enfermagem Anna Nery), sendo pesquisadora do seu grupo de pesquisa desde 2013 (Grupo de Pesquisa TECONSAE - Grupo de Pesquisa em Tecnologias e Concepções para a Sistematização da Assistência de Enfermagem), com a pesquisadora Marcia Regina Cubas da PUC-Paraná do Programa de Pós-graduação em Tecnologia em Saúde e com a Profa. Dra. Erika Christiane Marocco Duran (Universidade Estadual de Campinas/SP - Programa de Pós-Graduação em Enfermagem).
- Prof. Thiago Prado desenvolve parceria em pesquisas e produções cientificas com a Profa. Dra. Lia Gonçalves Possuelo (Universidade Federal de Santa Cruz do Sul - Programa de Pós-Graduação em Promoção em Saúde) e com as profas. Dra. Noemi Marixa Brunet Rogenscki (Universidade de São Paulo - Programa de Pós-Graduação em Enfermagem) e Dra. Maria Catarina Salvador da Motta (Universidade do Rio de Janeiro - Programa de Pós-Graduação em Enfermagem).
- A Profa. Leila Massaroni desenvolve parceria de trabalho acadêmico com a Profa Dra. Elizabeth Teixeira (Universidade Estadual do Rio de Janeiro - Programa de Pós-Graduação em Enfermagem), com a qual desenvolve discussão acerca dos processos de educação em Enfermagem. Também possui parceria com a Profa Dra. Noemi Marisa Brunet (Universidade Estadual de São Paulo - Programa de Pós-Graduação em Enfermagem).
- A Profa. Dra Marluce Siqueira desenvolvendo projetos e estudos integrados no campo da saúde mental/Álcool e drogas com a Profa. Dra. Sandra Cristina Pillon, da Universidade de São Paulo – Ribeirão Preto - Programa de Pós-Graduação em Enfermagem), com a qual desenvolve e publica artigos científicos e livros. Além dessa parceria com a USP-EERP, ainda faz parceria com o Prof. Dr. Marcio Wagner Camata (Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Escola de Enfermagem).
- A Profa. Franciele Leite desenvolve parceria de trabalho acadêmico com as Profs Dra. Maria Aparecida Vasconcelos Moura (Universidade Federal do Rio de Janeiro - Programa de Pós-Graduação em Enfermagem) e Dra. Denise Petrucci, Dr. Fernando Wehrmeister e Dr. Joseph Murray (Universidade Federal de Pelotas- Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia) e Dra Rita Lima (Universidade Federal do Espírito Santo - Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva).
- As Profa. Lorena Barros e Mirian Fioresi desenvolvem parceria em pesquisas com o Prof. Dr. Dalton Valentin Vassalo (Universidade Federal do ES - Programa de Pós-Graduação em Fisiologia) e com os profs. Dra. Guilia Alessandra Wiggers Peçanha e Dr Franck Maciel Peçanha (Universidade Federal do Pampa - Programa de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas).
- A Profa Maria Edla desenvolve parceria em artigos científicos e participações em bancas de defesa de mestrado com a Profa. Dra. Noemi Marisa Brunet Rogenski (Universidade Estadual de São Paulo - Programa de Pós-Graduação em Enfermagem) e o Prof. Dr. Thiago Moura de Araújo (Universidade Federal do Ceara - Programa de Pós-Graduação em Enfermagem).
- A Profa Sheilla Bicudo desenvolve parceria de trabalho acadêmico com as Profa. Dra. Maria Lucia Zanetti (Universidade Estadual de São Paulo - Programa de Pós-Graduação em Enfermagem de Ribeiro Preto) e Dra Roseane Vargas Rohr (Universidade Federal do Espírito Santo).
- A Profa Eliane de Fatima Almeida desenvolve parceria de trabalho acadêmico com as Profas. Dra. Ana Inês de Sousa e Dra. Maria Helena Nascimento de Souza (Universidade Federal do Rio de Janeiro - Programa de Pós-Graduação em Enfermagem); Dra Rita de Cassia Duarte Lima e Dra. Maria Angelica de Andrade (Universidade Federal do Espírito Santo - Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva) e Karla Crozeta Figueiredo (Universidade Federal do Paraná – Programa de Pós-Graduação em Enfermagem).

Intercâmbios Internacionais
Atualmente, alguns professores do PPGENF desenvolvem pesquisas em parceria com docentes de Universidades na Espanha e nos EUA.
As professoras do nosso MP Mirian Fioresi e Lorena Barros Furieri são responsáveis pelo projeto “Biomonitorização de chumbo, mercúrio e cádmio no sangue da população residente na região metropolitana de Vitória-ES”, financiado pelo CNPq. Este projeto é desenvolvido em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas da UFES e o Instituto de Salud Carlos III, Madri, Espanha. Envolve alunos de iniciação científica (Amanda Kenup Coser e Thais Surlo Caetano), mestrado (Felipe Martinuzzo Filetti) e doutorado (Cindy Médici Toscano e Karolini Zuqui Nunes). As professoras trabalham em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas no Laboratório de Eletromecânica Cardíaca e Reatividade Vascular, coordenado pelo Prof. Dalton Valentim Vassallo e em cooperação com a Universidad Rey Juan Carlos e Universidad Autónoma de Madrid, ambas renomadas universidades espanholas.
A Profa. Dra. Marluce Siqueira desenvolve parceria em pesquisas e publicações com a Prof. Dr. Raul Caetano, da Universidade do Texas – EUA.
O Prof. Thiago Prado em parceria com pesquisadores de vários países participa de um curso de capacitação para a realização de pesquisas sobre HIV-AIDS (ITAPS/IAVI distance-learning program http://globalhealthsciences.ucsf.edu) coordenado pela Universidade da Califórnia em São Francisco (UCSF). Com este grupo o professor desenvolve o projeto intitulado: Associated factors of maternal–fetal transmission of HIV-1 in Brazil from 2007 to 2012.
Com o fortalecimento do Programa e a solidificação das linhas de pesquisa existe interesse em ampliarmos parcerias e convênios com instituições internacionais para que possamos atender melhor essa demanda.

Transparência Pública
Acesso à informação

© Universidade Federal do Espírito Santo 20013. Todos os direitos reservados
Av. Marechal Campos, 1468 - Maruípe | Vitória - ES, Brasil | CEP 29.040-090