Grupos e núcleos de pesquisa

Grupos:

GRUPOS DE PESQUISA DO PPGENF

LABPENF - Laboratório de Projetos de Enfermagem

Líder: Profª. Drª. Karla de Melo Batista

Descrição: O objetivo deste grupo é desenvolver estudos e projetos de enfermagem com as temáticas cuidado, intervenção com práticas não farmacológicas e tecnologia, visando uma melhor condição de vida e de saúde ao ser humano, além da produção de conhecimento e o desenvolvimento de produtos para a saúde.

Dia e hora dos encontros: 6ª. feiras de 13:30 h-14:30 h

GRUPO CuidarTech: Laboratório de Tecnologias em Saúde

Líder: Profª. Drª. Cândida Caniçali Primo / Profª. Drª. Eliane de Fátima Almeida Lima

Descrição: Tem por finalidade propiciar à Enfermagem Capixaba a objetivos: Propiciar um local para a discussão de temas que envolvam as tecnologias de enfermagem e saúde, aproximando a academia dos serviços de saúde; Estabelecer parcerias entre a universidade e instituições municipais e estaduais por meio de eventos e capacitações para profissionais da área da saúde; Desenvolver e conduzir estudos científicos sobre tecnologias em saúde; Promover cursos e eventos de capacitação e informação para os profissionais e acadêmicos sobre tecnologias em saúde.

Dia e hora dos encontros: 6ª feiras de 13:30-15:30 h

Laboratório de Epidemiologia (LabEpi-UFES)
Descrição: O Laboratório de Epidemiologia da UFES (Lab-Epi-UFES) é uma iniciativa de professores do Centro de Ciências da Saúde com o intuito de compartilhar experiências acadêmicas visando um melhor entendimento do processo epidemiológico pela construção e condução de protocolos de pesquisa, orientações e consultorias.
Dia e hora dos encontros: 4ª. feiras de 12:30h - 14:00h

CENTRO DE ESTUDO E PESQUISAS SOBRE O ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS (CEPAD)

Líder: Profª. Drª. Marluce Mechelli de Siqueira

Descrição: Trata-se de um grupo interdisciplinar e intersintitucional de estudos e pesquisas sobre substâncias psicoativas e seus impactos individuais e coletivos para a população. Além disso, realiza cooperações técnicas e assessorias a organismos governamentais e não governamentais. As linhas de pesquisa em desenvolvimento: 1. Avaliação em Saúde (Políticas, Programas, Projetos e Serviços e 2. Epidemiologia (Saúde Mental, Abuso e Dependência de Drogas, Políticas Públicas).

Dia e hora dos encontros: 6ª feiras de 13-15 h

GRUPO: LAVISA - LABORATÓRIO DE ESTUDOS SOBRE VIOLÊNCIA E SAÚDE

Líder: Profª. Drª.Franciéle Marabotti Costa Leite

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4067615555030834 (link is external)

Descrição: É um espaço para qualificação acadêmica e profissional dos alunos e formação de novos pesquisadores. Esse espaço possibilitará o aprofundamento da temática da violência, conflitos sociais, direitos humanos e cidadania.

Dia e hora dos encontros: 5ª. feiras de 13-14 h

GQualis-UFES: Grupo de Estudos em Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente

Líder: Profª. Drª. Flávia Batista Portugal

O grupo intitulado GQualis - Grupo de Estudos sobre Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) , foi registrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do Brasil – CNPq desde 01 de abril de 2019. O grupo visa proporcionar um espaço de discussão e reflexão acerca das questões que envolvem a qualidade nos serviços de saúde, com o objetivo principal de inserir e fortalecer a temática da Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente no meio acadêmico, bem como nos serviços de saúde. As reuniões acontecem quinzenalmente no prédio do Departamento de Enfermagem da UFES, com a participação ativa de discentes da graduação em enfermagem, bem como do Mestrado Profissional em Enfermagem e da Pós-Graduação em Saúde Coletiva, em nível de mestrado e de doutorado; profissionais da saúde atuantes nas áreas de enfermagem, de farmácia e de odontologia, em diferentes instituições públicas e privadas da Região Metropolitana de Vitória, e ainda na Comissão Estadual de Segurança do Paciente, e na Comissão Regional de Segurança do Paciente da região Central de Saúde do Espírito Santo.
Dia e hora dos encontros: (quizenalmente) 6ª feiras de 13:30-15:30 h