Grupos e núcleos de pesquisa

Grupos:

• GRUPO CUIDAR: ENSINO E PESQUISA EM ENFERMAGEM
    Líder: Profª. Drª. Cândida Caniçali Primo / Profª. Drª. Flávia Batista Portugal
    Link: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3405474214279095
    Descrição: Tem por finalidade propiciar à Enfermagem Capixaba a discussão dos Processos de Cuidar em Enfermagem, buscando contribuir para o desenvolvimento metodológico, tecnológico, social e político da profissão. Busca contribuir no desenvolvimento de estratégias para o ensino, a pesquisa, a aprendizagem e a aplicação do cuidado de enfermagem. Espera colaborar na compreensão das dimensões do cuidado evidenciados nas relações, interações e associações dos seres humanos, nos diversos espaços sociais. O grupo possui duas linhas de pesquisa: Cuidar em enfermagem no processo de desenvolvimento humano e Organização e Avaliação dos Sistemas de Cuidados à Saúde.
    Dia e hora dos encontros:6ª feiras de 13-15 h

• CENTRO DE ESTUDO E PESQUISAS SOBRE O ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS (CEPAD)
    Líder: Profª. Drª. Marluce Mechelli de Siqueira Vice-Líder: Profª. Drª. Flávia Batista Portugal
    http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6214561904974055(link is external)
    Descrição: Trata-se de um grupo interdisciplinar e intersintitucional de estudos e pesquisas sobre substâncias psicoativas e seus impactos individuais e coletivos para a população. Além disso, realiza cooperações técnicas e assessorias a organismos governamentais e não governamentais. As linhas de pesquisa em desenvolvimento: 1. Avaliação em Saúde (Políticas, Programas, Projetos e Serviços e 2. Epidemiologia (Saúde Mental, Abuso e Dependência de Drogas, Políticas Públicas).
    Dia e hora dos encontros: 6ª feiras de 13-15 h

• GRUPO: LAVISA - LABORATÓRIO DE ESTUDOS SOBRE VIOLÊNCIA E SAÚDE
    Líder: Profª. Drª.Franciéle Marabotti Costa Leite
    http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4067615555030834 (link is external)
    Descrição: É um espaço para qualificação acadêmica e profissional dos alunos e formação de novos pesquisadores. Esse espaço possibilitará o aprofundamento da temática da violência, conflitos sociais, direitos humanos e cidadania.
    Dia e hora dos encontros: 5ª. feiras de 13-14 h

• GRUPO DE PESQUISA ANSIEDADE, DEPRESSÃO, ESTRESSE E ENFRENTAMENTO NO CICLO VITAL: AVALIAÇÕES, INTERVENÇÕES E CORRELAÇÕES – ADEE
    Líder: Profª. Drª. Karla de Melo Batista http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5382564620981270(link is external)
    Descrição: Estudar o tema Estresse, bem como todas as suas repercussões nos seres humanos, envolvendo as suas repercussões no corpo físico e mental (doenças psicossomáticas, depressão, ansiedade...), e desenvolvendo mecanismos de enfrentamento, propostas como intervenções que visem uma melhor qualidade de vida e de saúde dos indivíduos.
    Dia e hora dos encontros: 6ª. feiras de 13:30 h-14:30 h