Orientações pré-operatórias para pacientes candidatos a cirurgia cardíaca - as instruções de enfermagem fazendo a diferença no pós-operatório.

Resumo: Cirurgia Cardiovascular é a área médica que realiza o tratamento cirúrgico das doenças que afetam o coração. A cirurgia mais realizada é a revascularização do miocárdio pela qual tenta-se refazer a circulação de uma área do coração. Geralmente usa-se enxertos da veia safena ou artéria mamária. Existem cirurgias, também não pouco utilizadas, que objetivam correção das doenças que atingem as valvas cardíacas e corrigir doença cardíaca congênita.
Ao se pensar em Cardiologia Cirúrgica não devemos desvincular o pré, trans e pós-operatório, devemos pensar que as atividades de educação e ensino realizados no pré-operatório que tornam o trans e o pós mais tranqüilo para o paciente e com menos complicações. Nisto se faz importante o contato do enfermeiro no pré-operatório, seja este, ambulatorial com consultas de enfermagem individuais, em grupo ou até mesmo visita pré-operatória na Unidade de Internação. O importante é que o Enfermeiro realize todas as orientações no pré-operatório. Ensinar Exercícios respiratórios e sua importância, o controle da dor, orientar sobre deambulação, sobre o que vai ocorrer no trans-operatório, se possível com fotos ou figuras, como é o centro cirúrgico, quais são os membros da equipe cirúrgica, etc. Assim, como também é importante à orientação do pós-operatório: como é o CTI ou Unidade Coronariana, como ele irá sair para este setor, sobre os drenos, sobre os tubos, sondas e sobre sua alta para a enfermaria.
Através do presente estudo objetiva-se desenvolver a Consulta de Enfermagem pré-operatória no ambulatório 3 (HUCAM) sob forma de reuniões em grupo ou individuais, de acordo com a demanda dos pacientes indicados à cirurgia cardíaca. No pré-operatório imediato as orientações serão realizadas pela Enfermeira da Cardiologia, onde estes pacientes são internados. No pós-operatório, estes responderão um questionário pré-estruturado com perguntas abertas e fechadas para a avaliação das informações fornecidas do pré-operatório e como facilitaram ou não em sua adesão e de seus familiares ao tratamento, recuperação e ausência de complicações.

Data de início: 2011-02-01
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador Mirian Fioresi
Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Marechal Campos, 1468 - Bonfim, Vitória - ES | CEP 29047-105