Estágio em Preceptoria e outras informações

Podemos observar no Sistema SAPPG/UFES que é ofertada  disciplinas de Estágio em Preceptoria I e II, observamos a mesma tem contribuído de forma ultra significante na formação desse profissional, bem como facilitado a integração do docente-mestrando-acadêmicos de enfermagem. A exemplo disso podemos citar :

O mestrando Hércules Luz da Silva é enfermeiro obstetra, com formação em acupuntura  desenvolveu suas atividades de preceptoria na disciplina de Saúde da Mulher Criança e Adolescente, na maternidade de Cariacica\ES e PORMOTRE cumprindo em 2015 a disciplina Estágio em Preceptoria. Proporcionando aos acadêmicos de enfermagem no processo gestacional, práticas alternativas no cuidado como Shiatsu, auriculoterapia e orientando as gestantes sobre o uso do Do-in para náuseas, vômitos e as parturientes o uso do Do-in nas lombalgias, e indução das contrações, seja nos diferentes períodos clínicos do parto.

Araceli Vicente realizou o estágio em preceptoria com alunos do sexto e oitavo período de graduação no setor de Quimioterapia do ambulatório Ylza Bianco do Hospital Santa Rita de Cássia cuja mantenedora é a Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer-Afecc em Vitória – ES, referência em oncologia no estado do Espírito Santo com atendimento voltado aos clientes do SUS.

Com  a prática cotidiana e com o estágio em preceptoria foi possívelAraceli, realizar um estudo sobre o enfrentamento adotado pelas mulheres com câncer de mama para compreender melhor as atitudes e condutas assumidas pelas mulheres com câncer e assim desenvolveu como produto no MP, uma tecnologia educacional em forma de cartilha, e que em breve será disponibilizada à todas mulheres com câncer de mama submetidas a quimioterapia pois obteve-se financiamento com fundo estadual para confecção de 1000 exemplares.

A mestranda Julia Diniz é bolsista da FAPES é enfermeira acupuntura e realizou o seu estágio em preceptoria no Programa de Reabilitação para Mulheres Mastectomizadas – PREMMA que funciona no ambulatório Ylza Bianco no Hospital Santa Rita de Cássia- Afecc, sob a supervisão da Profa. Maria Helena C. Amorim onde pode aperfeiçoar e colocar em prática intervenções de enfermagem/práticas integrativas.

A mestranda Brenda do Amaral Almeida é bolsista do Fundo de Apoio à Pesquisa do estado do Espírito Santo-Fapes. Foi preceptora da disciplina de Saúde do Adulto sob a supervisão da ProfaDra Karla de Melo Batista.Integra o Projeto de Extensão Relaxamento sob a coordenado pela mesma professora.Também integra o Grupo de pesquisa Ansiedade, Depressão, Enfrentamento e Estresse (ADEE) – Encontros semanais entre alunos da graduação, enfermeiros. Participou da Panfletagem educativa e Sessões de relaxamento muscular progressivo no Dia Mundial de Combate ao Estresse – Centro de Ciências da Saúde e Hospital Universitário Cassiano Antonio de Moraes – UFES. Setembro, 2015.